O que é Preconceito Linguístico?
 É a falta de conhecimento sobre as variedades da língua portuguesa. O preconceito linguístico é uma forma de discriminação as variedades linguísticas existente no nosso país; além dos sotaques, gírias, expressões, etc.
_______________________________________________
Como surge?
   O preconceito linguístico acontece por causa da enorme variedade linguística do português. Em um país como o Brasil de enorme extensão territorial, é impossível ter uma unificação no dialeto, nas gírias, no modo de falar e etc. Mas como o nordeste é a região mais pobre do Brasil, sofre um maior preconceito linguístico que não deixa de ser uma consequência de um preconceito social, devido ao fato da população de outras regiões acreditarem que o modo que eles usam o português é o correto. Isso se deve pelo fato das regiões do sul ser mais desenvolvidas que o nordeste, pois quanto maior o poder aquisitivo e econômico de uma região, maior o preconceito.
_______________________________________________

A informalidade da língua padrão.
 Na verdade, em todas as línguas existe a informalidade, mas o que acontece no nordeste é a misturas de gírias com a ignorância das pessoas mais pobres, causada pela falta de oportunidade das mesmas, pois não receberam uma educação de qualidade, oque não tem problema já que se trata de gírias. Mas essas gírias com o português distorcido pelos nordestinos, acabam causando um maior preconceito, já que muitas pessoas acreditam que todos devem falar o português padrão, sem perceber que todas as regiões têm a informalidade do português.
_______________________________________________

Formas do preconceito linguístico.

  • Sabe-se falar e escrever bem quem sabe gramática.
 É quando as pessoas levam apenas em consideração a maneira da escrita, a sua gramática, se está correta e a articulação/modo de falar das pessoas, sem levar em consideração as variedades linguísticas de cada região e o conteúdo sobre o assunto que a pessoa está falando.
  • O certo é falar assim porque se escreve assim.
 Acontece quando as pessoas não enxergam que as gírias dos nordestinos, principalmente, ocorrem muito erro gramatical, mas esquecem que a forma de falar, não precisa estabelecer nenhuma concordância gramatical.
  • As pessoas sem instrução falam tudo errado.
Ocorre com pessoas poucos instruídas, sem levar em consideração ás condições de vida daquela pessoa e aos valores das mesmas.
_______________________________________________

Meios sociais onde ocorre esse tipo de preconceito.

  • No lar: empregada domestica (maneira de falar, costumes culturais, etc.)
  • Na escola: quando alguém tem uma dúvida que parece insignificante para outra pessoa, ou simplesmente pelo sotaque ou jeito de falar.
  • No trabalho: O mercado de trabalho exige uma maneira formal para se comunicar, caso você não se adeque pode afetar sua posição na empresa.